Notícias

Brasileiro Andrew Parsons é eleito membro do Comitê Olímpico Internacional

Por CPB
Ter, 09 Out 2018 14:10:00 -0300
IPC Imagem

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), Andrew Parsons, foi eleito nesta terça-feira, 9, membro do Comitê Olímpico Internacional (IOC, em inglês). O anúncio foi feito na 133ª Sessão do COI, que aconteceu em Buenos Aires, Argentina. Andrew foi presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro entre 2009 e 2017.

Quando Andrew foi eleito presidente do IPC em setembro de 2017, ele fortaleceu o relacionamento com o COI e garantiu que o futuro do IPC e do movimento paralímpico são as suas prioridades. Em março de 2018, ele assinou um acordo com o presidente do COI, Thomas Bach, até 2032, garantindo a cooperação entre as duas organizações e a estabilidade ainda maior do movimento paralímpico.

Andrew Parsons disse que: “Gostaria de agradecer os membros do COI pela minha eleição e acredito que isso fortalecerá a relação que já existe hoje entre o IPC e o COI, e entre o movimento paralímpico e olímpico.”

“Desde que assinamos o último acordo em março, muitos progressos já foram feitos em termos de cooperação em todos os níveis entre as duas organizações. Estou muito esperançoso com o nosso futuro. Trabalhando juntos, vamos conseguir ainda mais fazer do esporte uma ferramenta para mudar a sociedade para melhor.”

Nesta segunda, 8, Andrew e o chefe executivo do IPC, Xavier Gonzalez, se encontraram com Gabriela Michetti, vice-presidente argentina. Participaram do encontro Carlos Alberto Rodriguez, president do Comitê Paralímpico da Argentina, e Carolos Mac Allister, secretário de esportes.

“O encontro com Gabriela Michetti foi muito proveitoso, já que pudemos discutir muitos pontos importantes sobre como podemos fortalecer o movimento paralímpico na Argentina, por meio do Comitê nacional e do plano nacional para deficientes, no país. Nós também conversamos sobre como o esporte paralímpico pode contribuir para a agenda dos direitos da pessoa com deficiência na Argentina.”

Na quarta-feira, 10, Andrew embarca para Jakarta, na Indonésia, para o Jogos Para-asiáticos que reúne aproximadamente 3000 atletas de 43 países. 

*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

-