Notícias

Aline Rocha briga por pódio na Maratona de Nova York neste domingo, 4

Por CPB
Qui, 01 Nov 2018 18:05:00 -0200
Daniel Zappe/CPB/MPIX Imagem

A paranaense Aline Rocha realizará mais uma das principais maratonas internacionais do calendário deste ano. Neste domingo, 4, a atleta disputará a Maratona de Nova York, nos Estados Unidos. A prova compõe o circuito das conhecidas Majors, ao lado das corridas de Boston, Chicago, Londres, Berlim, Nova York e Tóquio.

Em Boston, inclusive, Aline obteve seu melhor resultado e ficou em quarto lugar - feito repetido em Berlim. Já em Chicago ela finalizou a prova em sexto. Por fim, em Londres, encerrou na nona colocação.

"A Maratona de Nova York será a prova mais difícil pelo percurso, que tem muitas subidas e descidas perigosas. Espero que não chova. Estou com uma mistura de medo e ansiedade, mas minha meta é ficar entre as 5 no ranking ao fim do ciclo”, disse Aline.

A última Major a ser disputada por Aline será a de Tóquio, em março de 2019. Após fechar o ciclo, Aline ganhará uma medalha especial por ter participado dos seis eventos em sequência. Mais um grande feito para a atleta de 27 anos, que foi a primeira atleta feminina do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em PyeongChang 2018.

“Eu sempre sonhei em fazer esse circuito Major. Mas por ser um número muito grande de maratonas em um ano, tinha que ser em uma temporada que não comprometesse a preparação para os Jogos Paralímpicos. Como fui convocada para a Maratona de Londres, consegui conciliar Boston na mesma viagem”, completou.

Aline ficou paraplégica aos 15 anos após uma lesão na medula em um acidente de carro. Aos 16, começou no atletismo como reabilitação e não parou mais. Participou dos Jogos Rio 2016 e é tetracampeã da tradicional corrida de São Silvestre.

Depois de Nova York, ela participará da Maratona de Oita, no Japão, no dia 18 de novembro, pela Seleção Brasileira. Antes da competição, fará um período de treinamento e aclimatação, de 8 a 15, em Hamamatsu, cidade que receberá a delegação brasileira para aclimatação antes dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)