Notícias

Alexandre Galgani fatura dois ouros e bate recorde no Brasileiro de Tiro Esportivo

Por CPB
Sáb, 01 Dez 2018 19:53:00 -0200
Marco Antônio Teixeirinha/CPB/MPIX Imagem

O paulista Alexandre Galgani fatura a sua segunda medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo com direito a quebra de recorde brasileiro na prova R5 – carabina de ar posição deitado misto SH2. A competição acontece no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, no Rio de Janeiro, e conta com a participação de 40 atletas de seis Estados: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As provas seguem até o domingo, 2.

Galgani fez 633,6 pontos na prova R5 – carabina de ar 10m posição deitado misto SH2 e essa marca lhe rendeu o novo recorde brasileiro da prova, por uma diferença de 0,3 pontos. Esta foi a quinta vez consecutiva que venceu esta prova. 

“Eu vim com expectativa de bater recorde nas três provas, queria melhorar as minhas marcas. Ainda tenho a prova de R4 (carabina de ar em pé) para tentar mais um recorde e sair do Brasileiro com duas novas marcas nacionais”, disse o atleta que lesionou a coluna ao mergulhar em uma piscina e bater com a cabeça no fundo aos 18 anos. 

Nesta sexta-feira, 30, Galgani conquistou o tetracampeonato na R9 – carabina .22 50m SH2. Neste domingo, 2, ele volta ao stand de tiro para buscar o pentacampeonato também na prova R4 – carabina de ar 10m posição em pé SH2.

A temporada de 2018 foi conturbada para o atirador devido a problemas urológicos e a recuperação de uma cirurgia no fêmur direito para colocação de parafusos  após fratura decorrente de queda com a cadeira de rodas. 

Em sua participação no Mundial da modalidade em Cheongju, na Coreia do Sul, no mês de maio, Alexandre conquistou vaga para disputar os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru.

Nesta quinta-feira, 6, o esportista participará como atleta convidado do primeiro Camping Militar Paralímpico, que acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para apresentar o tiro esportivo aos militares com deficiência.

O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo encerra o calendário nacional da modalidade e é a competição com maior atribuição de pontos para o ranking brasileiro. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Time São Paulo 
O atleta Alexandre Galgani é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa para identificação.

Patrocínios
O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo tem patrocínio das Loterias Caixa. 

Serviço
Data: 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro
Cidade: Deodoro (RJ)
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE). Av. Brasil, 26.196 - Gericinó - RJ

Programação
Sexta-feira (30/12) – 9h às 12h / 14h às 17h
Sábado (1/12) - 9h às 12h / 14h às 17h
Domingo (2/12) – 9h às 12h30
*Programação sujeita a alterações

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)