Notícias

Jogos Parapan-Americanos de Jovens servirão de celeiro de talentos para o Brasil

Por CPB
CPB/MPIX Imagem

Mateus Evangelista celebrando a medalha conquistada no salto em distância no Rio 2016

O Brasil é o atual bicampeão dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, tendo vencido nas edições de Bogotá-2009 e de Buenos Aires-2013. Apesar do favoritismo para a conquista da edição deste ano, em São Paulo, de 20 a 25 de março, o principal objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) será detectar novos valores para dar continuidade ao trabalho de alto rendimento.

Chefe de missão do Brasil na competição internacional, Jonas Freire está confiante para um bom desempenho dos atletas. “A nossa delegação é de encher os olhos de otimismo. São jovens com muita qualidade. O foco neste momento não está na conquista e, sim, na formação de atletas de alto rendimento para o futuro. Mas acredito que o título deve ficar novamente com o Brasil”, ressaltou.

Em 2013, na Argentina, o Brasil liderou o quadro de medalhas com 209 pódios, sendo 102 de ouro. Na ocasião, muitos atletas se destacaram. Entre eles, Mateus Evangelista, do atletismo, (ouro nos 100m, 200m e salto em distância) e Ítalo Pereira, da natação, (ouro nos 100m costas; 100m livre; 100m peito; 400m livre e 50m livre). Ambos foram medalhistas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

“Assim como nas outras edições dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, queremos contar com atletas que participem dessa competição e que possam nos ajudar em Tóquio-2020 e nos Jogos Paralímpicos de 2024”, concluiu Jonas.

Esta será a primeira competição internacional no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro . A idade dos participantes varia de 13 a 21 anos. Mais de 20 países devem mandar jovens promessas à capital paulistana. A programação da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas. Apenas esta última será disputada fora, no Clube Esperia.

 

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br).