O Programa Embaixador Paralímpico, lançado em 2015, reúne personalidades que emprestam suas vozes e imagens para levantar a bandeira do Movimento Paralímpico Brasileiro e ajudar a divulgar o paradesporto no País. Conheça nossos Embaixadores Paralímpicos:

 

 

AYRTON SENNA in memoriam

Piloto

Ayrton Senna (1960-1994) foi piloto brasileiro de Fórmula 1. Conquistou três vezes o campeonato mundial correndo pela McLaren. Em 10 anos de Fórmula 1, disputou 116 corridas, conquistou 65 pole positions e venceu 41 competições. Venceu seis vezes o GP de Mônaco. Era chamado “O Rei de Mônaco”.

O atleta, que morreu de maneira trágica em 1º de maio de 1994, se tornou ídolo dos brasileiros e inspira muitas pessoas por seus valores como disciplina, determinação e perseverança.

Meses antes de falecer, Senna compartilhou com sua irmã, Viviane Senna, o desejo de realizar uma ação sistemática para oferecer oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens de baixa renda. Ali nascia o Instituto Ayrton Senna, que até hoje pesquisa e produz conhecimentos para melhorar a qualidade da educação de meninos e meninas carentes como a principal via para gerar cidadania.

ClEo pirES

Atriz/Empresária

Estreou como atriz em 1994. Despontou para a fama, como uma das grandes revelações da dramaturgia nacional ao participar da novela América.

Cleo ainda é madrinha da “Casa Arte Vida”, ONG localizada na zona Oeste do Rio, e da escola de samba-mirim “Pimpolhos da Grande Rio”, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

EMERSON FITTIPALDI

Piloto

Emerson é um dos mais vitoriosos automobilistas brasileiros da história. Foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1, abrindo portas para vários compatriotas. Ele é um membro da Fundação Laureus World Sports Academy*, criada sob a crença de que o esporte é um agente muito poderoso na luta para corrigir vários problemas sociais do mundo.

fernanda lima

Apresentadora/Atriz/Modelo

 

Apresentadora de televisão desde 1999, Fernanda foi contratada em 2010 pela Fifa para apresentar os eventos da federação. Devido à enorme repercussão positiva de sua participação em eventos da Copa do Mundo, a apresentadora foi considerada a “musa” da Copa do Mudo pela imprensa estrangeira. Além disso, ela foi incluída na lista dos 10 brasileiros que mais se destacaram no noticiário internacional de 2013, elaborada pela BBC Brasil. Em 2014, Fernanda Lima foi apresentadora do Prêmio Paralímpicos, no Rio de janeiro, onde abrilhantou o evento com seu carisma e participação.

 

 

 

 

 

 

 

 

FLÁVIO CANTO

Atleta/ Apresentador

Flávio Canto, como é conhecido, é um ex-judoca brasileiro, especialista na luta de solo. Fundador e presidente do Instituto Reação, é também apresentador do Programa Corujão do Esporte na TV Globo e do programa Lutas Sensei, no Sportv.

Flávio criou, com a ajuda de amigos, o Instituto Reação, ONG sem fins lucrativos que atua em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro como a Rocinha, Pequena Cruzada e Cidade de Deus. Seu objetivo é a promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social por meio do judô e de atividades complementares.

Flávio já fez dois programas Corujão do Esporte em 2015 com a participação de atletas paralímpicos.

 

 

 

GUSTAVO KUERTEN

Atleta

Gustavo Kuerten é um ex-tenista profissional brasileiro, condecorado com posição no Hall da Fama da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Guga, como é conhecido, é considerado o maior tenista da história do Brasil. O ex-tenista acompanhou a luta diária de seu irmão, já falecido, que possuía deficiências física e mental e, por isso, doava em cada jogo disputado, a partir de 1998, uma quantia para instituições de caridade. Gustavo fundou a IGK (Instituto Gustavo Kuerten), uma associação civil sem fins lucrativos, com os objetivos educacionais, esportivos e sociais.

LUIZ SEVERIANO RIBEIRO

Empresário/ Publicitário

O Grupo Severiano Ribeiro, atuante pelo nome fantasia Kinoplex é uma empresa de exibição de filmes de cinema do Brasil. Atualmente possui mais de 230 salas, em 15 cidades do Brasil. O Kinoplex é a maior rede de cinemas 100% brasileira, com 50 mil poltronas e mais de 1.000 funcionários.

 

NIZAN GUANAES

Empresário/ Publicitário

Nascido em Salvador, Nizan Guanaes iniciou sua carreira ainda em sua cidade natal como redator publicitário. Atualmente​, o empresário e publicitário,​ é sócio e co-fundador do Grupo ABC, holding brasileira formada por 13 empresas de publicidade, marketing, branding e entretenimento, algumas como DM9DDB, África, Loducca, XYZ Live e Sunset. Segundo dados da Advertising Age, o ABC é o maior grupo da América Latina e conta com 150 clientes e 1600 colaboradores espalhados por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Nova York.

A trajetória de Nizan é conhecida no Brasil e no exterior. Sua visão inovadora e competitiva lhe trouxe uma carreira marcada por campanhas de sucesso e grandes prêmios.

 

 

 

paulo vilhena

Ator/Surfista e Empresário

Estreou na TV em 2000. Em 2014 interpretou seu papel de maior destaque. Ao todo foram sete novelas, cinco peças e cinco filmes, além de trabalhos como apresentador.

Paulo ainda é envolvido com a Adaptsurf,  uma associação sem fins lucrativos, que promove a inclusão social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a Natureza.

RODRIGO HILBERT

Apresentador/Ator/Modelo

Rodrigo Hilbert é modelo e apresentador do canal GNT. Ao lado de sua esposa, Fernanda Lima, Rodrigo apresentou eventos da Fifa referentes a Copa do Mundo de 2014 e, ainda, o Prêmio Paralímpicos de 2014, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

ROMÁRIO

Senador

Romário é ex-jogador de futebol e, atualmente, exerce o mandato de senador pelo estado do Rio de Janeiro. Romário tem uma filha, Ivy, que possui Síndrome de Down. Desde então, o atleta começou a se interessar pela causa e se tornou um grande ativista em busca da inclusão social. Como deputado, Romário apresentou alguns projetos de lei relacionados à inclusão escolar para alunos com deficiência e aumento de recursos para o paradesporto. Recentemente, o senador participou da comemoração dos 10 anos de medalha conquistada pela equipe de Futebol de 5 em Atenas.

 

RONALDINHO GAÚCHO

Atleta

A assessoria do jogador entrou em contato com o Comitê Paralímpico Brasileiro com o interesse de fazer parte do Movimento Paralímpico. Ronaldinho Gaúcho é considerado por muitos especialistas como o futebolista mais talentoso de sua geração. O atleta ganhou por dois anos seguidos o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA.
Em 2016, o Embaixador, juntamente com Pablo Luiz e Jhama compuseram, cantaram, performaram no clipe produzido pelo CPB e doaram a canção “Eu Sou do Mundo um Vencedor” ao Comitê Paralímpico Brasileiro.