Notícias

Atletismo domina escolha do "Atleta da Galera" do Prêmio Paralímpicos 2017; Escolha o vencedor da categoria!

Por CPB
Seg, 27 Nov 2017 17:08:00 -0200
Imagem

Três nomes do atletismo foram os mais votados pelo público e disputarão a escolha final do "Atleta da Galera" - honraria criada para o Prêmio Paralímpicos 2017. André Rocha, Brendow Christian e Verônica Hipólito (confira o perfil completo deles abaixo) tiveram o maior número de citações válidas e seguem para o segundo turno da votação. O público já pode eleger aqui o seu preferido. O vencedor será revelado na cerimônia do dia 4, às 19h30, na Sala São Paulo, em São Paulo.
 
Atual campeão mundial do lançamento de disco F52, André Rocha passou em primeiro lugar, com 5,44% dos votos válidos. Brendow foi o segundo mais citado, com 4,14% - à frente dos 4,05% que optaram por Verônica Hipólito. Ao todo, quase 21 mil votos foram dados. Trezentos e quarenta e três competidores, de 24 modalidades, receberam votos. 
 
"A criação da categoria Atleta da Galera foi um absoluto sucesso. Foi incrível poder acompanhar, nas últimas semanas, a mobilização dos atletas em busca de votos, com vídeos, campanhas e até mesmo a participação de personalidades. Estamos muito satisfeitos com o engajamento do público, e eu desejo boa sorte aos três nomes que seguem na disputa", disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. 
 
O Prêmio Paralímpicos 2017 manterá todas as categorias premiadas nos anos anteriores, incluindo os já tradicionais Prêmio Aldo Miccolis, que homenageia pessoas que dedicaram sua vida ao esporte paralímpico, o Prêmio Personalidade Paralímpica, para quem contribuiu para o movimento na temporada, além das premiações dos técnicos de modalidades individuais e coletivas. Um competidor de cada uma das 25 modalidades também serão lembrados pelo destaque nessa temporada. 
 
Os vencedores serão conhecidos em transmissão ao vivo pelo SporTV, em 4 de dezembro, na cerimônia do Prêmio Paralímpicos 2017, na Sala São Paulo, em São Paulo. 
 
Credenciamento de imprensa
Os jornalistas interessados na cobertura da edição 2017 do Prêmio Paralímpicos devem preencher o credenciamento de imprensa neste link. Haverá um coquetel a partir das 18h30, e a premiação terá início às 19h30. O prazo para credenciar-se se encerra no domingo, 3. 
 
Perfil dos concorrentes
André Rocha 

Data e local  de nascimento: 15/4/1977, Taubaté(SP)
Peso: 120kg
Altura: 1,81m
Classe: F52
Principais títulos: Jogos Parapan-Americanos: prata no arremesso de peso em Toronto (Canadá), em 2015. Ouro no lançamento de disco no Mundial de Londres 2017.  Recordista mundial no lançamento de disco classe F52. 
História: Andre era policial militar e, em uma perseguição no final de 2005, caiu de um muro e sofreu uma lesão na coluna. Sempre praticou esporte -jogava basquete -e quis voltar assim que superou a depressão pós-acidente. Em 2013, conheceu um programa de esporte da prefeitura e iniciou no atletismo.  Em abril deste ano, por causa de um agravamento da lesão na coluna, mudou de classe de F54 para F52.
 
Brendow Christian de Souza Moura
Data e local de nascimento: 25/05/1995, Manaus (AM)
Classe: F12
Provas: Lançamento de dardo
História: Nascido em Manaus, Brendow Christian, 22 anos, sempre teve o sonho de ser atleta. O futebol foi o primeiro esporte escolhido. Seu percurso, no entanto, foi alterado quando sua visão começou a apresentar problemas. Na adolescência foi diagnosticado com ceratocone, uma doença de origem genética, que causa má formação na córnea e faz com que o paciente perca aos poucos a amplitude da visão. O atletismo surgiu meio por acaso. Um treinador da equipe amazonense de lançamento de dardo percebeu potencial no atleta e o chamou para treinar. Com os treinos, vieram as vitórias, os títulos e o reconhecimento. O bom desempenho lhe garantiu uma vaga na equipe paralímpica do SESI de São Paulo, em 2016. Atualmente o atleta é o Recordista das Américas na prova de lançamento de dardo F12.
 
Verônica Silva Hipólito
Data e local de nascimento: 04/06/1996, São Bernardo do Campo (SP)
Classe: T38
Provas: 100m, 200m, 400m e salto em distância.
Principais títulos: Prata nos 100m e bronze nos 400m nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Ouro nos 200m e prata nos 100m no Mundial de Atletismo de Lyon 2013 (França). Ouro nos 100m, 200m e 400m e prata no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 (Canadá). 
História: Verônica Hipólito começou no esporte como atleta olímpica do atletismo. Após ser diagnosticada com um tumor na cabeça e sofrer um AVC, a paixão pelo atletismo fez Verônica migrar para o desporto adaptado. Rapidamente a atleta começou a colecionar medalhas e é, hoje, recordista das Américas nos 100m, 200m, 400m e salto em distância. Em sua estreia em Jogos Paralímpicos, conquistou duas medalhas, sendo uma de prata nos 200m T38 e bronze nos 400m T38.

Patrocínio
A edição deste ano do Prêmio Paralímpicos tem patrocínio das Loterias Caixa. 
 
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.br)