Open Internacional Loterias Caixa terá presença de 56 medalhistas paralímpicos

Por CPB
Ter, 23 Abr 2019 15:03:00 -0300
Ale Cabral/CPB Imagem

 

Cinquenta e seis medalhistas paralímpicos estarão em ação a partir desta quinta-feira, 25, no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Esta será a principal competição internacional que o Brasil receberá na temporada e se estenderá até sábado, 27. Ao todo, 602 atletas, de 20 países, estão inscritos - 241 de natação e 361 de atletismo. O evento é chave para a classificação aos respectivos Mundiais e aos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que acontecerão no segundo semestre.

A imprensa interessada em cobrir o Open Loterias Caixa deve credenciar-se pelo endereço imp@cpb.org.br, com nome completo, veículo, função e telefone. O credenciamento se encerra nesta quarta-feira, 24. 

Somente no atletismo, 42 medalhistas paralímpicos estarão em ação. Além dos destaques do Brasil, como o paraibano Petrúcio Ferreira, os paulistas Alessandro Rodrigo, Verônica Hipólito e a paranaense Lorena Spoladore, teremos a presença maciça de destaques estrangeiros. Potência continental na modalidade, Cuba trará os campeões paralímpicos Leinier Savón Pineda e Omara Durand. Chile, México, Venezuela e África do Sul também marcarão presença no CT Paralímpico. 

Já nas piscinas, estão inscritos 14 nadadores que já estiveram no pódio paralímpico. O maior nome entre os brasileiros é o paulista Daniel Dias, dono de 24 láureas. O carioca Andre Brasil, a gaúcha Susana Schnarndorf e a cearense Edênia Garcia também comporão o time nacional. A concorrência será forte, uma vez que haverá a presença da delegação chinesa, que usualmente lidera o quadro geral de medalhas da modalidade nos Jogos Paralímpicos. Guizhi Li, campeã paralímpica dos 50m livre S11 (cego total), e Bozun Yang, também da classe S11, detentor de 14 medalhas paralímpicas, nadarão em São Paulo.
  
"É com grande satisfação que vemos o Open Internacional Loterias Caixa chegar a este patamar, com tantos atletas consagrados em ação. É um evento de suma importância para o desenvolvimento do paradesporto nas Américas, além de dar ao Brasil a possibilidade de competir em altíssimo nível em um momento crucial para as nossas pretensões neste ciclo paralímpico", disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. 
 
Vale ressaltar que o evento faz parte do Grand Prix de atletismo e da World Series de natação, que são circuitos organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). As Seleções Brasileiras também terão a concorrência de atletas de clubes nacionais, que atingiram os índices estabelecidos para obter a classificação ao Open.
 
Além deles, África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, Índia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela enviaram participantes ao Open. No ano passado, 13 nações haviam sido representadas na competição.
 
Credenciamento de Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados na cobertura do Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação precisarão enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, veículo, função e telefone para contato. O prazo para credenciar-se é quarta-feira, 24.
 
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação
Data: 25, 26 e 27 de abril
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Programação*
Atletismo
Quinta-feira (25/04) - 14h30 às 18h
Sexta-feira (26/04) -8h às 11h30 e 14h30 às 18h
Sábado (27/04) - 8h às 11h30
Natação
Quinta-feira (25/04) - 9h às 12h e 17h às 19h
Sexta-feira (26/04) - 9h às 12h e 17h às 19h
Sábado (27/04) - 9h às 12h e 17h às 19h
*Sujeita a alterações
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico (impc@cpb.org.br)


Notícias