CPB sela acordo com governo do PR para desenvolvimento do esporte no estado

Por CPB
Sáb, 13 Abr 2019 12:30:00 -0300
Alê Cabral/CPB Imagem

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, e representantes do governo da Paraná assinaram na manhã deste sábado, 13, um acordo de cooperação para desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência no estado. 

O acordo ocorreu à pérgola da piscina olímpica da Universidade Positivo, em Curitiba, que recebe neste final de semana mais de 600 atletas de cinco estados para a Etapa Regional Rio Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa. 

Participaram da cerimônia o presidente do CPB, Mizael Conrado; o diretor presidente do Paraná Esportes, autarquia do governo estadual responsável pelo fomento ao desporto, Hélio Wirbiski; o coordenador de paradesporto da pasta, Mário Sergio Fontes; o vice-presidente Administrativo da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, representando o deputado estadual, Subtenente Everton (PSL), Carlos Kamarowski Jr.; o vereador de Curitiba, Pier Petruzziello (PTB); Anelise Hermany, primeira mulher com deficiência a representar o Brasil em uma edição dos Jogos Paralímpicos, em Nova York 1984; Claudiane Pasquali, diretora de paraequestre da Federação Paranaense de Hipismo, neste ato representando o senador da República, Flávio Arns (Rede-PR); o segundo vice-presidente do CPB, Ivaldo Vieira Brandão, e demais membros da diretoria do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Os signatários se comprometeram a coordenar esforços de suas equipes técnicas para formalização de ajustes para capacitação dos profissionais de educação física do Estado do Paraná para o desenvolvimento de ações para inclusão das pessoas com deficiência no esporte, bem como aprimoramento das atividades paradesportivas aos atletas já praticantes.

“Precisamos consolidar a cultura da prática desportiva para pessoas com deficiência em todo o país, e o Paraná é uma Unidade da Federação de extrema importância neste processo. Queremos desenvolver nossos projetos, já bem sucedidos em São Paulo, aqui no estado e o apoio da Paraná Esportes é fundamental para o êxito desta ação”, citou Mizael Conrado.

Um dos programas mencionados por Mizael é o curso "Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte", no formato de ensino à distância (EaD), de forma gratuita. A iniciativa faz parte da meta de capacitar até 100 mil profissionais de Educação Física em esportes adaptados até 2025, definida no Planejamento Estratégico do CPB. As aulas foram desenvolvidas na ferramenta on-line do Impulsiona, programa de educação do Instituto Península.

“É um motivo de orgulho para a Paraná Esportes celebrar este acordo de cooperação, porque também temos como missão promover a inclusão por meio do esporte”, comentou Wirbiski. “É motivo de alegria e orgulho para o estado do Paraná contribuir com o desenvolvimento do paradesporto, ainda mais neste momento, em que o estado dá cada vez mais importância a este tema”, disse Mário Sérgio Fontes. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


Notícias