Notícias

Comitê Paralímpico Brasileiro completa 24 anos de fundação: carta do presidente

Por CPB
Sáb, 09 Fev 2019 08:54:00 -0200
Imagem

O Comitê Paralímpico Brasileiro comemora neste sábado, 9, o seu 24º aniversário. São vinte e quatro anos em que servimos à comunidade brasileira das pessoas com deficiência e lutamos por seus direitos e pela promoção do esporte paralímpico no nosso país. Tenho a satisfação de ter estado dos dois lados, em um primeiro momento como jogador de futebol de 5, que dava seus primeiros dribles naquele fevereiro de 1995, e, agora, como dirigente. 

Consolidamos neste ínterim conquistas em ambas as frentes. No campo esportivo, desde nossa primeira participação à frente do esporte adaptado, em Atlanta 1996, até os Jogos Paralímpicos do Rio 2016, evoluímos em desempenho de maneira constante. Hoje, podemos enfaticamente dizer que o Brasil pertence à elite do Movimento Paralímpico mundial. As setenta e duas medalhas e o oitavo lugar no quadro-geral da última Paralimpíada não nos deixam mentir. A preparação para Tóquio 2020 está a todo vapor, e confiamos que o nosso crescimento permanecerá intacto. Uma mostra do nosso potencial será dada no mês de agosto, quando acontecerão os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. 

Foi possível demonstrar no último ano que a missão do Comitê Paralímpico Brasileira vai além de promover exitosas participações em competições esportivas. Projetos como o das escolinhas de esportes paralímpicos, o Camping Escolar e o Festival Dia do Atleta Paralímpico têm um objetivo comum: tirar pessoas com deficiência de casa, incorporá-las à sociedade por meio do esporte. Traz a mim satisfação ímpar de ver o crescimento no número de inscritos a cada evento.

O Comitê ainda trabalha de maneira incessante para assegurar a continuidade de suas frentes de trabalho. Contamos, para isso, com o apoio contínuo das Loterias Caixa, conosco desde 2003 e que sempre foram peça-chave no desenvolvimento de nossos projetos, tanto de alto rendimento quanto de desenvolvimento. O Circuito, o Open Internacional e os Campeonatos Brasileiros compõem a espinha dorsal de nosso calendário, e são viabilizados por meio deste patrocínio. 

Por estes motivos, seguimos confiantes de que comemoraremos o 25º aniversário do Comitê Paralímpico Brasileiro, daqui um ano, cheios de expectativa de que o Brasil estará muitíssimo bem representado não só nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, mas também em Paris 2024, Los Angeles 2028 e nas Paralimpíadas a seguir. Um feliz aniversário ao CPB e a todo o Movimento Paralímpico nacional! 

Mizael Conrado
Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro