Notícias

Paralimpíadas Escolares 2018 contarão com participação de 110 voluntários

Por CPB
Sex, 09 Nov 2018 14:09:00 -0200
Daniel Zappe/CPB/MPIX Imagem

A 12ª edição das Paralimpíadas Escolares contará com a participação de 110 voluntários na força de trabalho. O evento acontecerá de 20 a 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Um desses voluntários é a paulista Lina de Souza, 50 anos, amputada de membros inferior e superior esquerdo. Ela já participou como voluntária dos Jogos Universitários, em maio, também no CT Paralímpico.

“O trabalho voluntário me faz bem, me faz crescer e aprender com os jovens. Amo o que faço, sou feliz por saber que alguém sorriu com um gesto meu”, disse Lina, que é atleta da natação. 

Lina sofreu um acidente de trem aos 17 anos e, dez anos depois, conheceu o paradesporto, que a ajudou a superar o trauma das amputações. Ela já praticou remo, atletismo, vela, surf, golfe, além da natação.

As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) através da equipe de Coordenação do Desporto Escolar. Ao todo, mais de 400 inscrições foram registradas para voluntariado. Os critérios para escolha foram a disponibilidade para participar de todos as atividades do evento, ter idade igual ou maior a 20 anos, e preferencialmente por pessoas da área da saúde.

Os voluntários selecionados terão direito a hospedagem, traslado para o local de competição (CT Paralímpico), a alimentação e a duas camisas do evento. 

Mais de 1.200 alunos estão inscritos, de 24 Estados e do Distrito Federal. Serão ofertadas 11 modalidades neste ano: atletismo, bocha, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. 

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)