Notícias

Halterofilistas usarão Brasileiro como seletiva para o Regional das Américas

Por CPB
Qui, 11 Out 2018 15:26:00 -0300
Daniel Zappe/CPB/MPIX Imagem

Começa nesta sexta-feira, 12, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento contará com a participação de 94 halterofilistas e 40 esgrimistas, de 12 Estados e do Distrito Federal. Este será o último desafio nacional da temporada para os levantadores de peso, e servirá como seletiva para o Regional das Américas de Halterofilismo, na Colômbia, de 6 a 9 de dezembro.

Neste Brasileiro, os atletas serão observados pela comissão técnica e suas marcas servirão para alcançar vaga na Seleção Brasileira que viajará para a capital colombiana, Bogotá, para disputar a principal competição da temporada. Os regionais continentais contam pontos para o ranking paralímpico da modalidade - que é vital na obtenção de vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. 

“Além de melhorar a minha marca do ano, espero garantir a vaga para o Regional das Américas. A minha preparação foi muito intensa, com treinos de segunda a sexta-feira, com duas, três horas de atividades. Mantenho o foco na minha alimentação, para manter o meu peso e seguir na categoria até 79kg”, disse Márcia Menezes, medalhista de bronze no Parapan de Toronto 2015.

“Meu treinador sempre trabalha para que eu melhore a marca pessoal a cada etapa, e nessa não será diferente”, disse Mariana D’Andrea, recordista mundial júnior da categoria até 67kg.

No início desse ano, o Brasil solicitou a participação no Regional Europeu, para que os atletas pegassem experiência e pudessem participar da primeira competição que contaria pontos para o ranking paralímpico.

Neste ano, haverá outro atrativo no Campeonato Brasileiro. Os cinco clubes mais bem ranqueados do ano receberão premiações em dinheiro. “Nos últimos anos, a nossa equipe tem ficado entre os três melhores clube do país. Nós acreditamos que esse ano não será diferente, pois o técnico Valdecir Lopes trabalha visando ao melhor resultado da equipe em cada etapa”, completou Mariana, que representa o AESA-Itu (SP). 

Simultaneamente, acontecerá o Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas, que servirá como preparação para duas etapas da Copa do Mundo da modalidade: na Geórgia, em novembro, e no Japão, em dezembro. O evento contará com a participação do medalhista paralímpico Jovane Guissone. 

O Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e encerra nacionalmente as competições de ambas as modalidades. 

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa para identificação.

Patrocínios
O Campeonato Brasileiro de Esgrima em CR e Halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 12, 13 e 14 de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Programação* 
Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas
Sexta-Feira (12/10) - 8h às 12h30 e 13h30 às 19h30
Sábado (13/10) 8h às 12h30 e 13h30 às 19h
Domingo (14/10) - 8h às 12h

Campeonato Brasileiro de Halterofilismo
Sexta-Feira (12/10) - 10h às 12h30 e 16h às 19h
Sábado (13/10) - 10h às 12h30 e 16h às 19h30 
*Programação sujeita a alterações

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)