Notícias

Atletas participam de último workshop da série Road to São Paulo 2017

Por CPB
Imagem

O último estágio do programa Rumo aos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 (Road to Sao Paulo 2017, em inglês) terá início neste sábado, 18, em Bogotá, na Colômbia. Nadadores e competidores do atletismo das Américas serão os beneficiados da vez do projeto coordenado pela Agitos Foundation, braço educativo do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). 

O Road to Sao Paulo 2017 é a terceira iniciativa deste tipo coordenado pela Agitos Foundation. Houve também programas de preparação para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Um projeto similar está sendo conduzido com vistas aos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, em PyeongChang, na Coreia do Sul. 

Em Bogotá, 30 atletas e técnicos da Argentina, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Peru e México participarão de workshops coordenados por especialistas, incluindo Moises Fuentes. O nadador colombiano faturou medalhas nos últimos três Jogos Paralímpicos e falará sobre o programa de educação dos atletas do IPC, chamado "Proud Paralympian". 

"Fico muito satisfeito em contribuir com o desenvolvimento do esporte paralímpico nas Américas e em ajudar as últimas séries de treinamento apenas um mês antes de São Paulo 2017. A Agitos Foundation tem dados passos largos na região com uma série de projetos e programas que beneficiam centenas de atletas. O Parapan de Jovens de 2017 nos oferece a chance de trabalhar com os atletas paralímpicos do futuro, e podemos inserir neles os valores de espírito esportivo, jogo limpo e o comprometimento de treinar para chegar ao seu melhor", disse o atleta colombiano. 

Duas sessões já aconteceram, ambas em Havana, Cuba. Em março de 2016, um workshop em atletismo e natação aconteceu para países caribenhos, seguidos por um de vôlei sentado e goalball para atletas e técnicos, em dezembro. Em Bogotá, haverá sessões teóricas e práticas para atletas - todos com idade inferior a 18 anos - e técnicos. 

Atletas terão palestras sobre o Movimento Paralímpico e serão apresentados a seus papéis como embaixadores do paradesporto no mundo. Eles também serão orientados para treinar e competir de forma saudável e ética. Aos técnicos, serão dadas informações práticas e teóricas sobre treinamentos e técnicas que visam à melhora de atletas jovens desde o início de suas carreiras. 

O Road to São Paulo 2017 é apoiado pelo Comitê Paralímpico das Américas, o Comitê Paralímpico de Cuba e da Colômbia, além do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, que foi parceiro da Agitos Foundation nos workshops em Havana. 

Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 acontecerão entre os dias 20 e 25 de março, na capital paulista. 

Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro - imp@cpb.org.br