Familiares de alunos das Escolinhas do CPB são voluntários no Festival Paralímpico neste sábado, 21

qui, 19 set 2019 13:46:01 -03:00



André Henrique é aluno das Escolinhas do CPB. Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX

André Henrique é aluno das Escolinhas do CPB. Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX

A segunda edição do Festival Paralímpico, que acontecerá neste sábado, 21, em 70 cidades, contará com a participação de pais dos alunos da Escola Paralímpica de Esportes - projeto de iniciação do Comitê Paralímpico Brasileiro para crianças com deficiência. O megaevento comemora o Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no dia seguinte (22 de setembro) e envolverá cerca de 15 mil pessoas, sendo 11 mil crianças.
 
Confira aqui todos os endereços dos núcleos da 2ª edição do Festival Paralímpico
 
O objetivo do Festival é promover a experimentação do esporte adaptado a crianças, com e sem deficiência, com faixa etária de 10 a 17 anos. A iniciativa mobilizou familiares de jovens de outros projetos do Comitê destinado a pessoas com deficiência em fase de iniciação. É o caso de Cássia, João e Arthur, pais e irmão caçula do André Henrique, que é deficiente intelectual e aluno das Escolinhas. Os três estão no grupo de 115 voluntários que trabalharão neste sábado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 
  
“Soubemos que poderíamos ser voluntários no Festival por meio de coordenadores das Escolinhas e nos interessamos em participar. Sempre queremos ajudar, já que é uma retribuição pequena a tudo que o projeto do CPB tem feito pelo André e pela nossa família. O Arthur [8 anos] nos ouviu conversar sobre ser voluntário no evento e quis participar também. Sempre que possível, ele acompanha os treinos do irmão”, disse Cássia Rodrigues, mãe de André.

A programação do Festival Paralímpico oferecerá três modalidades por sede, com duração de 3h - das 8h30 às 11h30. Poderão participar crianças com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. 
 
Profissionais de Educação Física e voluntários conduzirão a programação em cada núcleo. Entre os esportes disponíveis estarão: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
 
Medalhistas no Parapan de Lima, como Phelipe Rodrigues (natação), Lucas  Manoel (halterofilismo), Leomon Moreno (goalball), Tuany Barbosa (atletismo), Vitor Tavares (parabadminton) e Joana Neves (natação) marcarão presença nos núcleos de suas cidades. Confira aqui a relação de atletas confirmados para Festival Paralímpico e cidade.
 
Na primeira edição, realizada em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival Paralímpico, sendo cerca de 7 mil, crianças, em 48 núcleos. Só o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu 500 delas. Confira aqui como foi a edição do ano passado. 
 
A participação é livre e gratuita para as crianças, com ou sem deficiência. Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail festivalparalimpico@cpb.org.br. 
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão