Campeonato Brasileiro de Parataekwondo começa neste sábado, 7, no CT Paralímpico

sex, 06 set 2019 10:47:34 -03:00



Crédito: Alê Cabral/CPB

Crédito: Alê Cabral/CPB

Neste fim de semana, dias 7 e 8, o Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo recebe o segundo Campeonato Brasileiro de Parataekwondo. A competição tem 64 inscritos, e, entre eles, todos os atletas que estiveram nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que aconteceram entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro. A delegação da modalidade que foi para o Parapan contou com 8 atletas e trouxe cinco medalhas: duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

"Eu acho que é uma motivação a mais, principalmente para novos atletas, porque eles vão conhecer um evento junto ao lado de medalhistas do Parapan e terão a oportunidade de lutar contra eles e de vê-los lutando. Esse é o objetivo dos nossos eventos, fomentar mais a modalidade e fazer com novos atletas surjam. Acho muito incentivador ter eles competindo logo após um evento desse porte que foram os Jogos Parapan-Americanos", comenta Rodrigo Ferla, coordenador da modalidade.

No sábado pela manhã, ocorre a classificação funcional e a pesagem dos atletas. À tarde será a definição das chaves do campeonato, feitas por sorteio. As lutas acontecem no domingo.

A competição acontecerá concomitantemente ao  II Festival Nacional de Parataekwondo, também no CT Paralímpico. O Festival tem o objetivo de promover o esporte entre pessoas que não são elegíveis na modalidade. As classes que fazem parte do programa paralímpico são K43 e K44. A classe K43 é para atletas com amputação bilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia bilateral. Na classe K44, os atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores. O Festival conta com 31 participantes inscritos.

Neste ano, o Parataekwondo ainda disputa o Aberto da Europa, em Bari, na Itália, em 31 de outubro.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão