Brasil teve o melhor desempenho em duas competições internacionais de paracanoagem

qua, 10 jul 2019 17:24:47 -03:00



Foto: Márcio Rodrigues/MPIX/CPB

Foto: Márcio Rodrigues/MPIX/CPB


Com a presença de 80 atletas em duas competições simultâneas de paracanoagem, a 2ª etapa da Copa Brasil e o Pan-Americano a raia da USP, em São Paulo, ficou movimentada no último fim de semana. O Brasil teve o melhor desempenho nos dois eventos internacionais e conquistou o maior número de pontos. Apesar da forte chuva que atingiu a capital paulista na sexta-feira, 5, o evento foi considerado um sucesso pelos organizadores.
 
Somente na 2ª etapa da Copa Brasil estiveram presentes 40 atletas de vários lugares do país, o destaque foi a grande participação de mulheres. “Tivemos ótimos resultados, as mulheres estiveram em peso, isso foi muito importante para manter o desenvolvimento delas na paracanoagem”, comentou Leonardo Maiolla, coordenador da modalidade e diretor geral da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
Caio Ribeiro entre os homens e Debora Raiza entre as mulheres foram os principais ganhadores de medalhas de ouro na Copa Brasil, Ribero pelo VL3 M 200 metros, KL3 M 200 metros e no KL3 M 500 metros. Já Debora no KL2 F 200 metros, VL2 F 200 metros e VL2 F 500 metros.

A grande campeã foi a Associação Caiakagem de Canoagem de Brasília (ACKC) que obteve 335 pontos, seguida pelo Iate Clube de Londrina (ICL) com 145 e a terceira fiu a Associação Funcionários Públicos de S. Bernardo (AFPMSBC/SP) com 120. Ao todo 14 associações tinham representantes na disputa.
 
LEIA MAIS
Fim de semana terá Copa Brasil e Campeonato Pan-Americano de Paracanoagem em São Paulo
Brasil fatura duas medalhas na Copa do Mundo de canoagem na Polônia


No primeiro dia de provas, São Paulo passou por uma forte chuva, mas na avaliação dos organizadores o evento não sofreu as consequências, o evento contou com forte apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro que forneceu espaço para os atletas nacionais e estrangeiros com acomodação para mais de 80 pessoas, além de alimentação, o que permitiu que aumentasse a presença de competidores que tiveram seus custos reduzidos para participar das provas.
 
Segundo Maiolla, a competição contou com muitos atletas jovens, “uma renovação da nossa equipe”, complementou. Confira os resultados completos aqui.
 
Já no Campeonato Pan-Americano, o Brasil conquistou 507 pontos, seguido dos Estados Unidos com 158 e depois o Chile com 157 pontos. Os eventos internacionais também contaram com apoio da Federação Internacional de Canoagem: “eles nos ajudaram bastante neste campeonato trazendo os classificadores para as provas”, falou Maiolla.
 
Uma das provas que mais chamou a atenção foi o revezamento 4x100m, que contou com atletas de quatro países.
Confira todos os resultados aqui
 
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão