Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro participa de Conferência nas Nações Unidas

Por CPB

sex, 14 jun 2019 09:57:35 -03:00



Presidente do CPB, Mizael Conrado, discursa na ONU

Presidente do CPB, Mizael Conrado, discursa na ONU

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, participou nesta quinta-feira, 13, da 12ª Conferência de Representantes de Estados da Convenção do Direito das Pessoas com Deficiência, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O evento contou com a participação de mandatários de países como Itália, Mônaco, Emirados Árabes Unidos, Antígua e Barbuda, Reino Unido, entre outros. Foi organizado pela divisão de desenvolvimento da inclusão social na ONU.

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) e o senador Romário (Podemos-RJ) também representaram o Brasil neste evento durante esta semana nas Nações Unidas em Nova York. Mara é, desde junho de 2018, integrante o Comitê da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Já Romário participou do debate sobre os avanços da legislação brasileira, como a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão e também defenderá a importância do esporte para a inclusão.

Mizael Conrado, presidente do CPB desde 31 de março de 2017, participou da mesa que tratou sobre “Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade por meio da participação na vida cultural, recreação, lazer e esporte”. 

“É uma grande alegria participar deste evento, sobretudo, porque acredito que o esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão social para as pessoas com deficiência. Eu sonho com o dia em que as crianças com deficiência tenham a oportunidade de acessar o esporte no tempo certo, que é a fase escolar”, disse em seu discurso, Mizael. 

Ele relatou o trabalho desenvolvido no Comitê Paralímpico Brasileiro que alia a inclusão por meio do esporte, ao promover e incentivar a iniciação na prática desportiva nos projetos escolares como o Centro de Formação e as Paralimpíadas Escolares, até o mais alto rendimento, com os atletas que representam o Brasil em Campeonatos Mundiais, Jogos Parapan-Americanos (que neste ano será em Lima, Peru, a partir de 23 de agosto), e Jogos Paralimpicos.

Esta é a segunda vez que Mizael Conrado, ex-atleta de futebol de 5, melhor do mundo na modalidade em 1998, bicampeão paralímpico com a Seleção Brasileira (Atenas 2004 e Pequim 2008), se apresenta à ONU em Nova York. Em julho de 2017, ele participou da 10ª sessão da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no qual tratou do resgate da autoestima da pessoa com deficiência por intermédio do esporte. “O esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão do indivíduo com deficiência na sociedade”, disse à ocasião.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão