Escola Paralímpica de Esportes: saiba tudo sobre o projeto do CPB no CT Paralímpico, em São Paulo

Por CPB

qua, 16 jan 2019 16:56:34 -02:00



A Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em oito modalidades paralímpicas. As atividades são realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

O projeto espera atender 500 crianças nesse semestre. É importante ressaltar que podem participar apenas residentes na cidade de São Paulo e municípios vizinhos, e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail:  escolaparalimpica@cpb.org.br

FICHA DE INSCRIÇÃO

O CPB já tem cadastrados 367 alunos, mas apenas 150 frequentam as aulas, desde o início das atividades, em 2 de abril. Trabalham na Escola Paralímpica de Esportes oito profissionais de educação física e 12 estagiários da área, além dos componentes da Coordenação de Esporte Escolar que é formada por quatro profissionais. Atualmente não há vagas disponíveis para profissionais.

As oito modalidades oferecidas são: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos. Deficientes auditivos não são atendidos pelo projeto porque não integram o programa do Comitê Paralimpico Internacional (IPC, sigla em inglês) e de suas filiadas.

O programa é quase em sua totalidade financiado com recursos próprios do Comitê Paralímpico Brasileiro, mas conta com a parceria das prefeituras municipais de Diadema, São Bernardo, Ribeirão Pires, cidade de São Paulo, Mairinque e com o Instituto Padre Chico, instituição paulistana especializada em ensino para deficientes visuais. As crianças recebem uniforme e lanche durante o período que estão no CT Paralímpico. Também é oferecido transporte em locais estratégicos nos municípios parceiros. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras em dois horários: 14h às 15h30 e das 16h às 17h30 e às terças e quintas-feiras em três horários: 9h às 10h30 (Atletismo, Natação e Tênis de mesa);14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

A cada mês será realizado um festival com todos os participantes. Cada aluno poderá trazer um amigo da mesma faixa etária, de 10 a 17 anos, com ou sem deficiência, para participar das atividades.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelo e-mail  escolaparalimpica@cpb.org.br, contendo idade, tipo de deficiência e a cidade de residência ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo), com o departamento de Coordenação de Esporte Escolar. O telefone para contato é (11) 3390-3760.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão